Participação em toda programação do evento
Sacola com materiais do evento
Certificado de participação
Você deve se cadastrar no sistema da ESG Sete Lagoas
Acessar Sistema de Pré CadastroApós o evento os Certificados para os participantes serão disponibilizados diretamente pelo sistema.
A Embrapa Milho e Sorgo, em parceria com a Laborsan Agro, convida você para participar do Encontro Regional sobre ESG e Sustentabilidade na Cadeia Produtiva de Milho & Sorgo.
O evento reunirá especialistas, pesquisadores, empresas e lideranças do setor agro e da indústria como um todo para debater os desafios e oportunidades da sustentabilidade, trazendo uma visão atualizada sobre o papel do ESG na transformação das organizações e no fortalecimento da cadeia produtiva.
Venha se conectar com quem está construindo o futuro do agro de forma ética, responsável e inovadora!
ESG não é apenas uma questão de ética ou imagem, mas também de competitividade e de sobrevivência.
Boas-vindas com representantes da Prefeitura de Sete Lagoas, Embrapa e Laborsan Agro
ESG é uma sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance), que descreve um conjunto de práticas e políticas que as empresas devem adotar para se tornarem mais sustentáveis e responsáveis. Os pilares do ESG buscam o equilíbrio entre esses três aspectos, avaliando o impacto de uma empresa no meio ambiente, seu relacionamento com funcionários e comunidades, e a qualidade de sua gestão e transparência.
Foca nas ações da empresa para proteger o meio ambiente, como controle de poluição, gestão de resíduos, combate ao aquecimento global e uso eficiente de recursos naturais.
Relaciona-se com as interações da empresa com seus colaboradores, clientes e comunidades. Inclui políticas de diversidade e inclusão, direitos humanos, proteção de dados, satisfação dos clientes e engajamento dos funcionários.
Refere-se à forma como a empresa é administrada, incluindo a transparência nas decisões e a prestação de contas, a ética, o respeito às leis e a equidade no tratamento de todas as partes interessadas.
Investidores e o mercado financeiro têm considerado cada vez mais os critérios ESG na análise de riscos e nas decisões de investimento, pressionando as empresas a adotarem práticas sustentáveis.
Aderir aos padrões ESG amplia a competitividade de uma empresa, pois aumenta sua reputação, melhora a eficiência dos processos e a torna mais resiliente às incertezas.
Empresas com práticas ESG contribuem para um mundo mais justo e responsável, gerando um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas e no meio ambiente.
ODS é a sigla para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (em inglês, Sustainable Development Goals - SDGs), que são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Esses objetivos fazem parte da Agenda 2030 e representam um apelo universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030.
Os 17 ODS são aplicáveis a todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento, e são indivisíveis. Eles reconhecem que ações em uma área afetarão os resultados em outras, e que o desenvolvimento deve equilibrar as dimensões econômica, social e ambiental.
Os ODS exigem a participação de todos: governos, setor privado, sociedade civil e indivíduos. A implementação bem-sucedida depende de parcerias e colaboração entre diferentes setores e países.
Cada objetivo possui metas específicas e indicadores para monitorar o progresso. Isso permite que países e organizações avaliem seu desempenho e ajustem suas estratégias para alcançar os resultados desejados.
Fonte: Organização das Nações Unidas (ONU)
Os ODS fornecem uma estrutura comum para que governos, empresas e organizações alinhem suas políticas e práticas em direção a um futuro mais sustentável e equitativo.
A busca pelos ODS estimula o desenvolvimento de novas tecnologias, modelos de negócios e soluções criativas para enfrentar os desafios mais urgentes da humanidade.
Ao abordar questões como pobreza, desigualdade, mudanças climáticas e degradação ambiental, os ODS trabalham para criar um mundo mais justo, próspero e sustentável para as gerações futuras.
Os ODS e o ESG estão intimamente relacionados. Enquanto os ODS estabelecem metas globais, o ESG fornece critérios práticos para que empresas e organizações contribuam para esses objetivos. Investir em práticas ESG significa, na prática, trabalhar em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.